domingo, 21 de janeiro de 2024

LÊ-SE: ESTRESSE

 


O ócio é sócio da preguiça

Preguiça que atiça ou iça

A desgraça saça sem graça...

Traça, não faça fogo ou fumaça

Na nossa praça...! Saciou cachaça?!

Cansamos com caçoada...trapaça!

Cansamos com caçada...mordaça!

Cansamos com "balançada"...murraça!

Cansamos com palhaçada...matança!


Justiça dança que dança na balança

Mas balança não é bonança

E bonança não é criança... mudança: 

A verdade tem dono? Tem?

Ou é de ninguém!


Passa, traça! Passa!

Que não sou papagaio da sua laia...Caia!

Passa, traça! passa!

Que, de medo, aqui, ninguém desmaia...Vaia!


Queriam que eu fosse vigoroso corvo

Venerando o vetusto verdugo venenoso...

Queriam que eu fosse parvo corvo

Bebendo aos sorvos o ovo cheio de gema, 

Porém, já faz tempo que estou ensopado

Empapado pelos "gordos sapos que engoli..."

Embriagado gado babado pelo futuro que nunca vi...

Vai, tosca mosca! Vai! Que eu já me defini: 

Eu sou mais eu(...) e eu nunca me vendi!


Não me peçam paciência

Porque tudo explodiu.

Não me peçam eloquência

Porque alguém me cuspiu...

E esse alguém relaxa: amêijoa na concha (...)

Xis: primeira bolacha última da caixa; 

Enquanto eu, coxeando na roça, 

De coxa roxa na rocha,

Sem feijão nem carvão, 

Sem limão nem pão,

Sem galinha nem farinha, 

Sem papinha nem chiguinha

Sem peixe em cash, 

Sem arroz nem voz, 

Eu, sem cambalacho mortiço, 

Atiço às minhas forças para livrar-me da forca...

Da fome que me consome... e não some!


Porém uma coisa vou dizer, sim

(E sempre pensei nisso):

− Que se lixe o luxo do Chico no lixo!

E, tendo dito assim, 

Espero que quem esteja lixado

(Ou linchado) não seja eu, o bicho!

− Mééé! Mééé! Mééé! (Este sou eu, cabrito chorante).


Mas chorar com chocolate no bucho é chilique chique

E "se pique no olho" quem acha que é chocante

A incessante pérola chamada Moçambique(...)


Octaviano Joba 

Sem comentários:

Enviar um comentário